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    5 dicas para se proteger no inverno


    Postado em 17/06/2019



    É temporada de inverno. A estação inicia no dia 21 de junho, mas o frio chegou antes e é hora de tomar alguns cuidados com a saúde. As baixas temperaturas e o tempo seco aumentam a frequência dos casos de gripes, resfriados, bronquite, asma e pneumonia.


    Também é no inverno que a concentração de pessoas em lugares fechados aumenta. Isso favorece a circulação de diversos tipos de vírus e é preciso se cuidar. Neste artigo você vai aprender que hábitos simples de higiene podem fazer muita diferença.


    Continue a leitura e confira algumas dicas para se prevenir no inverno e manter a qualidade de vida durante a estação!


    1 – Lave as mãos


    O vírus da gripe permanece vivo no ambiente por até 72 horas. Em superfícies, como corrimões, maçanetas e torneiras, ele sobrevive por até 10 horas. Portanto é fundamental lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel diversas vezes ao longo do dia.


    Tem algumas situações que o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz são alguns exemplos. Evite proteger a tosse e o espirro com as mãos. Nesse caso, utilize lenço de papel descartável.


    2 – Beba água no inverno


    Hidratar é importante em qualquer época do ano. Mas no inverno a necessidade é ainda maior, já que o tempo fica seco e perdemos líquido sem perceber. Porém é nessa época que as pessoas bebem menos água. Então não se descuide e beba entre dois e três litros de água por dia.


    Mas por que se hidratar? A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Os benefícios são muitos, veja alguns: bom funcionamento intestinal, melhora da imunidade, maior produtividade e concentração, maior irrigação e oxigenação dos tecidos corporais e bom funcionamento do sistema cardiovascular.


    Para manter a pele hidratada, utilize hidratantes corporais e evite banho muito quente. Nos lábios é importante usar cremes labiais para evitar o ressecamento.


    3 - Vacine-se


    Mantenha a sua vacinação em dia para evitar a proliferação do vírus da gripe. Os vírus relacionados à doença costumam mudar a cada ano.


    4 – Pratique atividade física


    O cansaço do trabalho somado ao frio do inverno acaba virando obstáculo para a prática de atividade física. Entretanto é preciso vencer a preguiça e se exercitar. As atividades aeróbicas, por exemplo, aumentam a nossa capacidade respiratória. Isso sem contar os inúmeros benefícios que os exercícios físicos trazem para a nossa saúde.


    Outra dica importante é dormir bem para não afetar a imunidade do corpo. Ter o horário do sono definido também ajuda a prevenir doenças respiratórias.


    5 - Cuide da alimentação


    Começou o friozinho e está aberta a estação dos caldos e do fondue. Cuidado com o aumento do consumo de comidas gordurosas. Procure equilibrar para não deixar de lado a alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras.


    Alguns alimentos são fontes naturais de Vitamina C. Limão, laranja, brócolis e couve são alguns exemplos. A vitamina atua na defesa contra infecções e fortalece a imunidade. É uma ótima pedida para o inverno.


    Entretanto, se mesmo após seguir as nossas dicas aparecerem sintomas como coriza, febre, tosse seca e dor muscular por mais de 48 horas, é importante buscar um médico. Entre em contato com a nossa Central de Consultas e agende um horário.


    Não tome medicamentos por conta própria. A automedicação pode esconder sintomas e dificultar o diagnóstico. Aproveite e leia o nosso artigo sobre os riscos da automedicação.


    E aí, está preparado para a chegada do inverno? Compartilhe as dicas com os seus amigos nas redes sociais.


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