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    Treinamento de primeiros socorros garante mais segurança aos pacientes


    Postado em 24/01/2020


    O Hospital Lifecenter investe em treinamento de primeiros socorros, também conhecido como suporte básico de vida ou BLS (em inglês, Basic Life Support), para todos os seus colaboradores e prestadores de serviço.

    O objetivo, segundo a enfermeira de Educação Continuada da área de Recursos Humanos do hospital, Alana Patricia de Bessa Freitas, é entregar aos pacientes uma conduta padronizada e uniformizada porque um atendimento bem estruturado irá gerar uma série de benefícios no resultado do prognóstico do paciente. “Chegarmos a 100% de colaboradores treinados impacta positivamente na segurança dos pacientes. Por exemplo, todos os colaboradores que não lidam diretamente com a assistência como as áreas de higienização, copa e rouparia, são capacitados para identificar uma situação de urgência como uma parada cardiorrespiratória, assim estes colaboradores podem atuar no atendimento aos primeiros socorros do paciente”, enfatiza.

     

    Entenda o treinamento de primeiros socorros


    O treinamento de primeiros socorros (BLS) é feito para que qualquer pessoa saiba lidar com emergências. O curso, ministrado em partes teóricas e práticas, simula situações de ameaça imediata como emergências cardíacas, paradas cardiorrespiratórias e desobstrução de vias aéreas.

    O treinamento de BLS prepara a pessoa para fazer a avaliação da vítima e o suporte básico de vida, aborda a função do profissional de resgate, explica sobre como prevenir doenças infecciosas, como usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA) nas emergências cardíacas, além de técnicas de reanimação.

    Alana explica que o treinamento é composto por duas partes. Uma teórica, feita no MedPortal, e outra prática, quando os colaboradores passam por simulações para aprenderem a reagir nos principais cenários. “Como a rotina dos colaboradores do hospital é intensa, investimos na SalaOn, um local reservado, com computadores, onde os profissionais podem realizar com tranquilidade, a parte teórica desse curso e de outros em que o hospital investe. Assim, os gestores determinam escalas para que todos sejam treinados”, destaca. A parte prática é posteriormente agendada por turmas.

     

    Certificação e acreditações garantem qualidade do atendimento


    Ter 100% de sua equipe treinada no BLS é a meta do Hospital Lifecenter e essa coquista é reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hopistal Lifecenter é nível 3, ou seja, “Acreditado com Excelência” na ONA. Assim, cumpre critérios como padrões de qualidade e segurança, padrões de gestão integrada e padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

    Segundo Alana, mais que ter todas as certificações, o objetivo do Hospital Lifecenter é oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes. “Hoje o treinamento de BLS é preconizado na área da saúde. É o que pode definir entre a sobrevivência ou não de uma pessoa”, destaca.

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